Crescendo Juntos

Com o apoio do Fundo Monsanto, a instituição Para Crianças está liderando um programa inovador de educação e nutrição para mães e seus filhos com idade entre 0-5 anos em Petrolina, Pernambuco.

O programa Crescer Saudável baseia-se nas melhores práticas do modelo de programa “Crianças Saudáveis, Futuros Saudáveis" de longa data do INMED. Este, adaptável, escalável e amplamente replicado, que atingiu mais de três milhões de crianças em todo o mundo desde 1993, e que concentra-se na mudança de comportamento a longo prazo em termos de escolha e adoção de hábitos saudáveis, alavancados por um efeito multiplicador através do qual a educação em saúde e nutrição é compartilhado não só com as crianças, mas com seus familiares, professores e com a toda comunidade através do engajamento cívico e atitudes coletivas para mudanças positivas.

O programa apoia os princípios coletivos da estrutura de segurança alimentar da FAO, da OMS e a plataforma Fome Zero das Nações Unidas. O componente escolar de jardinagem do programa, além da formação de merendeiras abordarão a questão do acesso a alimentos nutritivos, enquanto o componente de educação e treinamento para mães, professores e agentes comunitários de saúde abordará o uso e consumo de alimentos nutritivos, ao mesmo tempo que promove mudança de comportamento a longo prazo entre esses participantes—e entre as crianças da pré-escola foco central do programa, que estão no estágio crítico de definição de preferências e hábitos para o resto de suas vida. O programa também aborda as principais questões não-alimentares que afetam a segurança alimentar, incluindo a saúde preventiva e a educação em higiene.

2016 – Nosso programa mais novo.

Petrolina – Pernambuco.

Um programa parceiro entre Monsanto Fund, INMED Partnerships for Children, Para Crianças e o Município de Petrolina.

http://www.monsantofund.org/

  • Melhoria do estado nutricional das crianças
  • Ampliação do conhecimento de conceitos de nutrição
  • Aumento ao acesso a alimentos frescos através de hortas em pré-escolas
  • Melhoria na ingestão
  • Melhoria dos hábitos nutricionais entre as mães
  • Sustentabilidade do programa por meio de parcerias
  • Ampliação na qualificação dos agentes comunitários de saúde
  • 117 unidades pré-escolares da Petrolina na primeira fase
  • 14.000 crianças de 06 meses até 05 anos na primeira fase
  • Meta de atingir em até 36 meses um total de: 58.000 pessoas na melhoria da nutrição e na adoção de comportamentos saudáveis: aproximadamente 33.000 crianças entre 0-5 anos; quase 23.000 mães; mais de 2.000 professores, cuidadores e outros envolvidos na assistência à infância e outros professores de pré-escola; 350 merendeiras; e 120 agentes comunitários de saúde

Melhorar a nutrição, reduzir a fome e fortalecer a segurança alimentar, inclusive através da escola e hortas familiares. Para esse fim, medimos vários  resultados, documentando o estado nutricional de mães e filhos, o conhecimento de conceitos de nutrição e o acesso e consumo de produtos frescos e hábitos nutricionais.

As Metas Principais São:

1.

Promover melhorias sustentáveis na saúde infantil e no estado nutricional.

2.

Aumentar a participação das crianças nas atividades físicas.

3.

Fortalecer o envolvimento dos pais em educação e atividades para melhorar a nutrição e adotar estilos de vida mais saudáveis.

4.

Construir as fundações para bases sustentáveis ao longo prazo.

As Atividades Principais São:

  • Construção de hortas escolares e comunitárias;
  • Engajamento das famílias nas ações;
  • Disseminação de conhecimento através de atividades lúdicas para as mães;
  • Treinamento dos professores, administradores e merendeiras escolares;
  • Construção de material didática e disseminação de informação.

Estamos atingindo nossa meta de beneficiar:

22.000 crianças entre 0-5 anos | 22,.700 mães | 1.400 professores | e 350 merendeiras através de 125 creches da rede pública em Petrolina, Pernambuco, ao longo de 3 anos.

O projeto está focado na construção de hortas como catalisadoras da promoção da educação nutricional de crianças, mães, professores, merendeiras e profissionais de saúde. Com isso, contribuimos e encorajamos a adoção de hábitos alimentares saudáveis em casa, nos bairros e nas escolas.

O apoio do Fundo Monsanto, do programa Crescer Saudável proporciona ganhos de nutrição e hábitos saudáveis para mães e crianças na primeira infância.

Casos reais

Documentamos, relatamos e mensuramos o impacto de transformação de nossos programas. Todos os depoimentos são casos reais.  Veja como o impacto de uma vida, possa impactar milhares de vidas.