O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela ONU em 1992. A principal finalidade da data é conscientizar a população sobre a deficiência física ou mental para destacar os benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida política, social, econômica e cultural. O último Censo do IBGE aponta que há mais de 45 milhões de pessoas no Brasil com algum tipo de deficiência.

A data é celebrada em vários países, com eventos vão desde exposições de arte a protestos, para destacar as dificuldades que as pessoas com deficiência têm em desempenhar um papel pleno na sociedade.

A INMED, através de seus diversos programas em várias partes do mundo, entende que a integração das pessoas com deficiência é necessária e fundamental. O programa de Aquaponia da INMED instalou sistemas na África do Sul capazes de serem operados por crianças em idade escolar, mulheres agricultoras e portadores de deficiência, estimulando a inovação e empreendedorismo locais.

No Brasil, algumas iniciativas são desenvolvidas com o espírito de inclusão sempre presente. É o caso da doação de uma horta para a unidade Escola Domingo Sávio – APAE, em Petrolina (PE), realizada logo após o 1º Evento Crescer Saudável, em novembro de 2018. Juntamente com o técnico agrícola Mário e a coordenadora do programa Naicleide Alencar, os alunos da unidade tiveram um dia muito produtivo, implantando a horta escolar. Eles participaram ativamente, tornando o dia alegre, emocionante e muito recompensador para a equipe do Crescer Saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *