Doar sangue é um gesto humanitário. A generosidade e a gratidão envolvidas nesse gesto formam uma corrente virtuosa pela vida em comunidade, que tanto estimulamos em nossos programas.
O Dia do Doador de Sangue lembra que ao pensarmos no próximo contribuímos para um mundo melhor. Em todas as regiões do país é possível localizar bancos de sangue. Todos que estiverem em boas condições de saúde, tenham entre 16 e 69 anos, pesem mais de 50 kg e não tenham contraído febre amarela ou malária podem se tornar doadores. Um gesto simples que pode salvar até 3 vidas.
Saiba mais sobre os requisitos básicos para doação de sangue:
. Estar em boas condições de saúde.
. Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
. Pesar no mínimo 50kg.
. Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
. Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
. Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
(Fonte: Pró Sangue Hemocentro de São Paulo – http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao.html)
Saiba mais nos bancos de sangue de sua região. O Brasil possui 32 hemocentros, confira a relação oficial em http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-sangue/hemocentros-no-brasil 
Também é possível se cadastrar como doador no Facebook, que pode avisar de campanhas de doação em 28 cidades brasileiras, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Florianópolis e Fortaleza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *