Ao longo de 2018 a INMED Para Crianças realizou 337 atividades envolvendo as escolas e as comunidades participantes do programa Crescer Saudável, voltado a crianças de até 5 anos.

As atividades realizadas foram direcionadas às crianças, aos pais, merendeiras, professores e gestores das escolas participantes, além de algumas atividades abertas à comunidade em geral. Foram atividades pedagógicas abordando dicas práticas para alimentação saudável, montagem de hortas caseiras e falando sobre o programa.Também foram realizados exames de antropometria para aferição do índice de massa corporal (IMC) das crianças. Posteriormente foi realizada uma série de reuniões com os pais para falar sobre os resultados e fazer algumas recomendações nutricionais, especialmente para as crianças com IMC elevado.

Outra vertente importante diz respeito à formação de merendeiras, agentes de saúde, professores e gestores das escolas. Por meio de cursos bastante animados as merendeiras podem descobrir novas formas de preparo de refeições utilizando ingredientes disponíveis na despensa. Assim alimentos frescos e saudáveis podem ser disponibilizados para  as crianças, ajudando a formar novos hábitos.

Entre os trabalhos e atividades de acompanhamento, vale destacar as pesquisas de conhecimento nutricional com as mães e o recordatório da merenda com as crianças, para verificar os hábitos de alimentação e se as  pessoas estão  atentas ao  que comem.  Essa consciência auxilia na criação e manutenção dos novos hábitos alimentares.

 

Crescer Saudável 2018 em números

117 Escolas Atendidas
226 professores e gestores
15.079 crianças impactadas (segundo semestre 2018)
2.909 pais (segundo semestre 2018)
179 merendeiras capacitadas
223 agentes comunitários de saúde formados
91 hortas escolares criadas
81 hortas caseiras

 

#inmed #crescersaudavel #impacto2018

[jetpack-related-posts]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *