• 30 de novembro de 2018
  • Aquaponics
  • Nenhum comentário
Aquaponia é uma técnica agrícola inovadora que combina a aquicultura (criação de peixes) com a hidroponia (produção agrícola sem solo) em um sistema fechado, resiliente a eventos destrutivos decorrentes das mudanças climáticas. A INMED desenvolveu um sistema simples, escalável e de baixo custo, utilizando materiais disponíveis localmente, para fornecer de forma sustentável e durante o ano todo produtos agrícolas e peixes para famílias, pequenos produtores, comunidades, escolas, empresas e instituições governamentais.
Principais benefícios da Aquaponia:
• Produção agrícola até 10 vezes maior do que com o cultivo tradicional, em terrenos de tamanho equivalente
• 90% menos consumo de água do que o utilizado na agricultura tradicional
• Nenhum uso de fertilizantes químicos ou pesticidas
• Consumo de energia substancialmente menor do que a agricultura mecanizada
• Produção agrícola o ano todo

• Trabalho significantemente mais leve do que a agricultura tradicional, tornando-a acessível a pessoas com deficiências. É atraente para jovens e indicado para núcleos familiares chefiados por mulheres

Usando um modelo de 3 pilares, treinamento técnico, acesso a financiamento e ligação com o mercado, INMED permite que pequenos produtores e empreendedores iniciantes adotem o agronegócio sustentável.

Como funciona a Aquaponia
As unidades são projetadas para se adequar ao espaço disponível e aos objetivos de produção em ambientes rurais e urbanos. A água dos tanques é canalizada e circula com os dejetos dos peixes para dentro dos canteiros fertilizando as sementes e eliminando a necessidade de utilização de nutrientes químicos e caros pesticidas. A água é limpa e oxigenada enquanto se filtra no cascalho antes de retornar por gravidade aos tanques dos peixes. Bem menos trabalhoso do que a agricultura tradicional, o sistema pode ser adaptado para pessoas com necessidades especiais. Coleta de água da chuva e painéis solares podem ser utilizados para reduzir ainda mais o consumo de energia e água.
___
INMED Partnerships for Children (Para Crianças) é líder global na facilitação da agricultura adaptável, ou Aquaponia, nas regiões em desenvolvimento, ajudando comunidades vulneráveis a fomentar o espírito empreendedor, fortalecer a segurança alimentar e melhorar a saúde pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *