O programa Crescer Saudável está sempre atento, acompanhando as crianças no presente para que tenham um futuro brilhante! Para conhecer o estado nutricional das crianças de 4 e 5 anos atendidas pelo Programa, elas passaram em maio de 2018 por uma cuidadosa avaliação de IMC (Índice de Massa Corporal), gerando informações preciosas que foram analisadas e compartilhadas pela equipe do Programa com as famílias e com os Agentes Comunitários de Saúde.

Esses exames tiveram como objetivo identificar as crianças em estado de subnutrição e de obesidade para submete-las ao acompanhamento atento dos pais, da escola e dos profissionais de saúde. Foram avaliadas aproximadamente 480 crianças de idade entre 4 e 5 anos, sendo que 74 já tinham sido avaliadas em 2016, proporcionando um comparativo de resultados e permitindo analisar o desenvolvimento dessas crianças.

No último mês de agosto começaram a ser realizadas reuniões com as equipes escolares voltadas às crianças em condição de vulnerabilidade para conhecer melhor os seus hábitos e, a partir daí, traçar uma estratégia que responda às necessidades de mudança em seu perfil alimentar. Desde o mês de setembro os casos específicos que inspiravam mais cuidados estão sendo acompanhados pelas nutricionistas do programa.

Em um primeiro momento foram feitas reuniões com os pais das crianças das unidades atendidas, com o objetivo de mostrar os resultados gerais e conscientiza-los sobre a necessidade de acompanhamento criando hábitos alimentares mais saudáveis. Ações como estas envolvem todos que se interessam pelo bem-estar da criança, contribuindo para melhorar seus hábitos alimentares de forma duradoura.
[jetpack-related-posts]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *